O monólogo recebeu unanimidade de críticas positivas e foi indicado ao Prêmio Shell de Melhor Texto em 2015 e finalista do Prêmio Faz Diferença.
O espetáculo, que marca a comemoração dos 40 anos de carreira de Paulo Betti, foi construído pelo próprio artista a partir de textos escritos durante a sua adolescência, onde fazia colagens de fatos da época, e nos artigos semanais que escreveu por quase trinta anos para o Jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba, cidade onde foi criado.
Com isso, a peça traz um amálgama do Brasil profundo, inspirado pela inusitada história de superação de Paulo, que percorre o trajeto riquíssimo da roça a cidade, contando um pouco da história da imigração italiana no Brasil. O testemunho do ator, autor e diretor, que vai representar pai, mãe, avó e muitos outros personagens da própria vida, levará ao público uma peça divertida e emocionante.
Ator: @paulobetti
Segundo Paulo, lendo as anotações que ele fez no decorrer de quase uma vida inteira, chegou à conclusão que, o tempo todo, se preparou para revelar as extraordinárias condições que o levaram a sobreviver. “Minha fixação pela memória da infância e adolescência, passada num ambiente inóspito e ao mesmo tempo poético, talvez mereça ser compartilhada no intuito de provocar emoção, riso, entretenimento e entendimento”, completa Betti.
Com humor, poesia e dor, Paulo mergulha na vida de seus pais e avós e emerge com uma peça edificante que afirma a importância do ensino público e do trabalho social para a valorização do ser humano.
"Autobiografia Autorizada”, escrita e protagonizada por Paulo Betti, dirigida por ele e por Rafael Ponzi, estreou dia 19 de março de 2015 e já passou 20 cidades brasileiras e cumpriu temporada em Luanda (Angola), turnê por Portugal. Nessa volta a Brasília, Paulo abre a programação do Festival Mistura Geral - Artes Cênicas.
Ficha técnica: Texto: Paulo Betti | Direção: Paulo Betti e Rafael Ponzi | Elenco: Paulo Betti | Cenário: Mana Bernardes | Figurino: Leticia Ponzi | Iluminação: Dani Sanchez e Luiz Paulo Neném | Direção de Movimento: Miriam Weitzman | Trilha Sonora: Pedro Bernardes | Assistente de Direção: Juliana Betti
Serviço: [Comédia] Autobiografia Autorizada, no Mistura Geral - Artes Cênicas Local: Teatro dos Bancários Endereço: EQS 314/315 BL A - Asa Sul Dias e horário: 11 e 12/5 (sábado e domingo), às 18h.
Ingressos: R$ 30 (meia), Meia entrada com doação de 1 kg de alimento não perecível mais os casos previsto em Lei.
Ingressos na plataforma Furando a Fila, no link
https://furandoafila.com.br/pesquisa.php?busca=S&txt_busca=teatro
ArtesCenicas Duração: 110 minutos Classificação: 12 anos Informações: www.instagram.com/misturageralfestival Realização: Instituto Transforma em parceria com o Teatro dos Bancários Fomento: Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.