Tela itinerante foi criada na Expo Dubai e exposta novamente no país durante a COP28; obra entrou no Guinness por reunir o maior número de pessoas em uma rede de vídeos on-line usando e passando um pincel
Essa é minha favorita”, Bexultan Nurgali aponta para uma pequena área com diferentes tons de azul, parecendo o espaço, em uma tela com mais de quatro metros de comprimento. “Originalmente era apenas uma mancha azul, mas aí uma pessoa veio, pintou esse pequeno planeta e escreveu essa mensagem fofa que diz ‘somos todos feitos de estrelas’”, conta o cazaque, que foi um dos idealizadores do projeto social de arte “World Painting Project”, à CNN Brasil.
A obra entrou para o livro dos recordes.O desenho é apenas uma minúscula parte de um quadro chamado de “The World Painting”, ou “A Pintura do Mundo”, que foi exposto em Dubai, durante a COP28 – a conferência do clima da ONU (Organização das Nações Unidas). O tamanho da tela é uma escala da esfera do mundo, de acordo com uma descrição do Guinness World Records, que deu à pintura o recorde de “maior número de pessoas em uma rede de vídeos on-line usando e passando um pincel”. A obra foi feita em 2020.O vídeo em questão contou com pinceladas de mais de 260 pessoas, mas o quadro já teve participação de mais de 2050 pessoas. “A mensagem é semelhante ao que a COP28 representa. Todos os países se unindo para resolver um grande problema e encontrar uma grande solução”, disse Nurgali.
O cazaque faz um paralelo entre a pintura e a natureza, uma vez que os desenhos vêm em tamanhos e formatos diferentes. “Não falamos onde e o que desenhar. Foi uma escolha das pessoas”.Ainda segundo o idealizador, o processo foi pensado “pela necessidade de união durante o período mais grave da pandemia da Covid-19”. . O evento, que seria realizado em 2020, teve de ser adiado por causa do novo coronavírus. “Depois que o mundo entrou em lockdown, estava separado e todo mundo ficou em casa, tivemos a ideia de unir a todos durante a Expo2020, em Dubai”, conta o artista. O título e o feito de entrar para o Guinness World Records – o livro dos recordes do mundo – ocorreu durante o evento.
A pintura recebeu pinceladas do público que participou da Expo Dubai, além de celebridades como atores, músicos e esportistas. O quadro é itinerante – ou seja, levado para ser exposto em diferentes lugares – e já foi exibido em espaços como as sedes das Nações Unidas em Nova York e Genebra, além de museus em países como Espanha e Geórgia.“No início era só uma tela em branco. As pessoas pincelavam linhas retas, tortas e coisas assim”, explica Bexultan Nurgali. “Uma vez que começou a se popularizar, algumas pessoas pintaram suas bandeiras, símbolos de seus países. Depois disso, o que mais gostei é que uma vez que alguém pintava algo, alguns dias depois outra pessoa vinha e pintava em cima daquele desenho, amplificando a ideia de que 1+1=3”, diz.