Celebrado em 29 de janeiro, o Dia Nacional da Visibilidade Trans e Travesti coloca em pauta questões vitais a uma das populações que mais sofrem com a discriminação. Mas, de fato, o que podemos celebrar? Há anos no topo da lista, o Brasil continua sendo o país que mais mata pessoas trans em todo o mundo, de acordo com a Transgender Europe - TGEU, que monitora mais de 70 países. Em relatório recente, o Brasil lidera pelo 16º ano consecutivo os índices globais de assassinatos contra a população transgênero.Implantada desde 29 de janeiro de 2004, quando travestis, mulheres e homens trans foram a Brasília lançar a campanha "Travesti e Respeito", a data busca promover a cidadania e o combate ao preconceito. Por isso, celebramos a seguir alguns nomes diversos e representativos.
NA POLÍTICA:
NA MODA:
- Valentina Sampaio Supermodelo transgênero, a cearense consagrou-se nome de destaque na moda internacional. A jovem top model nascida em uma vila de pescadores em Aquiraz, pequena cidade litorânea do Ceará, conquistou a indústria fashion: em 2017, foi capa de uma das mais prestigiadas publicações do mundo – a Vogue Paris. Intitulada “A Beleza Transgênera”, a edição consagrou-a primeira modelo trans a estrelar a capa da publicação. Valentina também desfilou na semana de moda francesa para a L’Oréal, ao lado de Jane Fonda e Helen Mirren, repercutiu como destaque mundial quando foi consagrada primeira modelo transgênero a trabalhar para a Victoria’s Secret e a primeira a posar para a Sports Illustrated. Com currículo repleto de trabalhos para grandes grifes - que vão de Balmain a L’Oréal e Armani - Valentina consagrou-se supermodelo.
NA ATUAÇÂO:
- Gabriela MedeirosPremiada atriz revelação, Gabriela brilhou como Buba no remake de Renascer, novela das nove da TV Globo.Nascida em São Paulo, a jovem iniciou a carreira no teatro aos 14 anos. Antes de despontar na carreira artística, chegou a trabalhar no mercado financeiro, mas seguiu o sonho de ser atriz. A estreia na televisão foi integrando o elenco da série Vicky e a Musa, exibida no Globoplay em 2023.
NA MÚSICA:
- Oda Cairu Revelação na música, a baiana passou a conciliar a carreira como modelo junto à atuação soltando a voz. Em recente estreia como cantora, lotou o Bourbon Street, em São Paulo. A multiartista atua na música - como cantora, compositora e instrumentista - e na moda, onde a carreira como modelo reúne realizações: recentemente, foi a única brasileira em lista de apostas da moda internacional publicada pelo portal-referência Models.com (https://models.com/newfaces/mdc-selects/70399). Natural do arquipélago de Cairu, a modelo e cantora foi revelada pelo concurso The Look of The Year. Em estreia de show musical, foi a eleita do 'Afro Brazilian Jazz' e surpreendeu com apresentação performática, percorrendo a história da música preta e saudando ritmos ancestrais.
+ NOMES QUE BRILHAM NA MODA:
- Sam PortoNascido em Brasília, o modelo Sam Porto consagrou-se como o primeiro homem trans a desfilar no São Paulo Fashion Week, em 2019.Na ocasião, conquistou o posto de recordista de desfiles no maior evento de moda da América latina, apresentando-se na passarela de nove grifes.Sam chegou a trabalhar como tatuador e estudar Design Gráfico, mas seus traços marcantes e personalidade inconfundível o fizeram explorar novos rumos e despontar na moda. Posou para o premiado fotógrafo Mario Testino, estrelou a capa digital da Vogue e a capa física da L'Officiel Hommes e figurou em editoriais de publicações como Marie Claire e Made in Brazil, entre outras. Recentemente estrelou sua primeira campanha de cuecas, para a Calvin Klein.A performance marcante repercutiu em veículos de todo o mundo, como o The Washington Post.
- Lana SantucciA brasileira fez estreia em Paris recentemente, eleita para o desfile do prestigiado designer Rick Owens.Desde 2019, Lana tem trilhado espaço no mercado, após participar do reality-show "Born to Fashion", do canal E!. No currículo, reúne trabalhos para M.A.C, Vivara, Paula Raia e À La Garçonne, de Alexandre Herchcovitch, desfiles na São Paulo Fashion Week, editoriais em publicações como Vogue Brasil e Portugal, Elle, Glamour e L'Officiel, além de ter sido clicada por nomes prestigiados, como Bob Wolfenson.
- Stella BovoA jovem de 25 anos nascida em São José dos Campos começou a carreira como modelo quando criança.Hoje reúne editoriais para importantes publicações internacionais como i-D e Interview, contrato com a poderosa WAY Model e desfiles na São Paulo Fashion Week, além de vasta formação em Cinema.
- Flora Babylon A paulista foi vencedora da segunda temporada de Born to Fashion, reality-show do canal E! destinado a revelar novos talentos para a moda. Desde então, abocanhou contrato com a prestigiada JOY Management e foi eleita para estrelar capa da revista Elle.