Por: Helô de Paula
O preto é frequentemente considerado uma escolha segura e versátil no mundo da moda. No entanto, será que ele realmente combina com tudo? A resposta pode surpreender muitos. Na verdade, o preto não é tão neutro quanto muitos pensam. Sua intensidade, frieza e escuridão podem não favorecer todas as tonalidades de pele nem harmonizar com todas as outras cores. Vamos explorar por que o preto pode não ser a escolha ideal para todos os looks e como podemos encontrar alternativas que proporcionem harmonia e estilo!
Dizer que o preto não combina com tudo é uma afirmação que pode não fazer muito sentindo para muitos, pois o preto é frequentemente visto como uma cor neutra e fácil de combinar. No entanto, suas características de intensidade, temperatura e profundidade podem não favorecer todas as tonalidades de pele nem harmonizar com todas as outras cores, tornando na verdade mais difícil criar combinações harmoniosas.
Ao contrário de outros tons neutros escuros, como o azul marinho, por exemplo, o preto pode criar um peso visual na imagem, roubando a atenção das outras cores. Por ser a ausência de luz, o preto não se integra facilmente com outras cores, resultando em uma combinação de alto contraste que pode deixar o semblante apagado. No entanto, isso não significa que o preto deva ser excluído do guarda-roupa. É possível usá-lo com sucesso, desde que combinado com tons profundos ou neutros.
Ao incorporar uma peça preta ao look, é recomendável adicionar outros acessórios na mesma cor, como sapatos, bolsas ou cintos, para garantir uma conexão coesa no visual. Além disso, substituir o preto por tons neutros coloridos, como off white, cinza, mostarda, azul marinho, verde militar, caramelo, rosê e vinho, pode criar coordenações mais harmoniosas e evitar contrastes excessivos com outras cores vibrantes.